sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dica curso : ITIL Foundation v3 na Fiap

Avisos

Curso de Extensão: ITIL Foundation v3 - Edição 04/2009 25/08/09
Prezados alunos da FIAP,

Convido a todos a participarem da 4º edição do curso de ITIL Foundation em 2009.
As inscrições estão abertas na secretaria da FIAP, a partir de 26 de agosto de 2009.

CURSO: ITIL Foundation v3
DURAÇÃO: 15 horas
PROFESSOR: Renato Lima
Dias: 12, 19 e 26 de setembro de 2009
HORÁRIO: 08:00 – 13:00

CUSTO/ALUNO: R$ 120,00 (aluno FIAP) / R$ 300,00 (aluno externo)
MÍNIMO: 30 alunos
MÁXIMO: 50 alunos
LOCAL: Sala de aula

Obs.: Não haverá devolução de valores em caso de desistência

Objetivos
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library). é uma abordagem não proprietária para o gerenciamento de serviços de TI. Foi desenvolvido pela OGC - Office of Government Commerce no Reino Unido. Várias organizações em todo o mundo estão utilizando as melhores práticas do ITIL para aprimorar a eficiência e comunicação nos serviços de TI.

Fornecer ao aluno os conhecimentos fundamentais os conceitos essenciais de processos aplicados Gestão de Serviços de Tecnologia de Informação, apresentando seus principais processos, conceitos, relacionamentos e interdependências, totalmente baseado nas melhores práticas do ITIL.

Pessoas que buscam ter uma compreensão da prática de gestão de serviços do ITIL® V3 e como utilizá-lo na melhoria da qualidade do Gerenciamento de Serviços de TI em suas organizações.

Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos obrigatórios para esse curso. Experiência profissional em serviços de TI é recomendada.


Conteúdo Programático

1 Introdução ao ITIL :

A estrutura da biblioteca.
Conceitos chave e objetivos do ITIL.
Informações sobre o programa de certificação
Visão sobre os relacionamentos entre os processos do ITIL.

2 Conceitos gerais de processos :

Modelos de processos e suas dimensões.
Visão geral dos padrões de mercado (Cobit, ITIL, ISO, CMMI, outros).
Padrões para Gestão de Serviços – O ITIL.
Conhecendo a biblioteca ITIL.
Os processos para Gestão de Serviços.
Conhecendo os processos mais utilizados do ITIL.
Os conceitos essenciais estruturados pelo ITIL e suas terminologias.

3 Gerenciamento de ciclo de vida de serviços:

Estratégia de serviços (Service Strategy)
Valor para o Negócio
Os 4 Ps da Estratégia
Gerenciamento de Portfólio de Serviços
Gerenciamento Financeiro dos Serviços de TI
Gerenciamento da Demanda

Desenho de serviços (Service Design)
Gerenciamento do Catálogo de Serviço
Gerenciamento do Nível de Serviço
Gerenciamento da Capacidade
Gerenciamento da Disponibilidade
Gerenciamento da Continuidade do Serviço de TI
Gerenciamento da Segurança da Informação
Gerenciamento de Fornecedor

Transição de serviços (Service Transition)
Planejamento e Suporte da Transição
Gerenciamento da Configuração e de Ativo de Serviço
Gerenciamento de Mudanças
Gerenciamento de Liberações e Implementações
Validação e Teste do Serviço
Sistema de Gerenciamento do Conhecimento

Operação de serviços (Service Operation)
Gerenciamento de Incidentes
Gerenciamento de Problemas
Gerenciamento de Eventos
Cumprimento de Serviços
Gerenciamento de Acesso

Melhoria contínua de serviços (Continual Service Improvement)
Mensuração e Melhoria
Ciclo para Implementação
Implementação do Gerenciamento de Serviços de TI

Funções de TI
Central de Serviços
Gerenciamento Técnico
Gerenciamento de Operações de TI
Gerenciamento das Aplicações

4 Prática: Desenho de processos do ITIL.

Aguardem a publicação dos cursos:
Análise Financeira para Projetos (26/09)
Gerenciamento de Projetos (03/10)
CobIt (07/11)
Liderança (05/12)



Mini curriculum do professor

Prof. Renato Lima, PMP®, ITIL®, CGEIT

Bacharel em Física pela USP e em Sistemas de Informação pela Universidade Mackenzie, com curso de pós-graduação MBA Executivo em Gerenciamento em Projetos pelo FGV e Universidade de Irvine Califórnia. Certificados como Microsoft MCSE, Cisco CCNA, PMP e ITIL Foundations, trabalha e pesquisa as melhores práticas do ITIL e COBIT desde 2001. Em sua carreira, ocupou cargos de coordenação e gerência e tem atuado em empresas nacionais, multinacionais e universidades, entre elas Klabin, Pernambucanas, Citibank, Redecard, atualmente na IBM atua como Gerente de Projetos atuando em diversos projetos em clientes como, Telemar, Klabin, GM, Suzano, Gerdau, ABN, Avon, Fosfertil. É professor do curso de Tecnologia em Redes de Computadores na FIAP e é instrutor de ITIL desde 2003.

Cordialmente,
Prof. MSc. Emílio Celso de Souza
Coordenador de Extensão

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimo curso ja tive esse curso na faculdade que estudo (Faculdade de Tecnologia Termomecanica, São Bernardo do Campo). O professor Renato é um exelente professor e profissional e prncipalmente pessoa, pois além de passar a parte técnica ele divide experiência de vida o que agrega muito valor no aprendizado.

Abraços a todos

Bruno Tadeu